Prefeitura de São Pedro fortalece diálogo com Governo do Estado em busca de novo

Prefeito de São Pedro, Thiago Silva, e o secretário de Turismo, Ronaldo Gasparelo, reuniram-se na segunda-feira, 7, com o diretor estadual do Dadetur, Antônio Serralha. Em pauta, a liberação de novos recursos em obras e equipamentos que promoverão o desenvolvimento turístico do município.

Na segunda-feira, 7, o prefeito de São Pedro, Thiago Silva, e o secretário de Turismo, Ronaldo Gasparelo, estiveram na sede da Secretaria de Turismo de São Paulo, onde reuniram-se com o diretor do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur), Antônio Vaz Serralha.

Na pauta do encontro, a liberação para São Pedro dos recursos do Dadetur 2023, fundo gerido pela Secretaria de Turismo e Viagens, e disponibilizados anualmente às 70 estâncias turísticas instituídas por lei. Seguindo legislação específica e pré-requisitos de qualificação, entende-se por estância os municípios que possuem infraestrutura e serviços direcionados ao turismo, distinção ostentada por São Pedro desde 1979.

Nos últimos dois anos, a Estância de São Pedro recebeu R$ 3,5 milhões do convênio com o Dadetur, valor investido em diversas obras no município que visam promover o desenvolvimento do turismo na região.

“A reunião foi muito positiva. Conversamos com o diretor do Dadetur a respeito de projetos em andamento, como a reforma do Parque Maria Angélica, o Boulevard, a Rodoviária, a finalização das obras de restauração e adequação do Museu Gustavo Teixeira, entre outras importantes obras relevantes para o desenvolvimento do turismo de São Pedro e da Serra de Itaqueri”, disse o prefeito de São Pedro, Thiago Silva, que, após o encontro, também esteve com o secretário Ronaldo Gasparelo no Centro de Estudos de Turismo e Desenvolvimento Social, na Escola de Comunicações e Artes da USP (Universidade de São Paulo). 

No local, aconteceu o workshop “Demanda Turística: Como conhecer a sua”. Entre os itens destacados, as etapas de um bom planejamento de pesquisa, além da sondagem e conhecimento dos viajantes e o aprimoramento da coleta de dados no turismo.

O workshop foi promovido em parceria com a Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo (Aprecesp).